Friday, May 18, 2007

Eles Fizeram a Nossa Historia!

Nasceu no ano de 1959 e para o futebol em 1971, ano em que ingressou nas camadas jovens da ADRC de Pomarelhos, mas foi ao serviço do “Nosso Clube” que construiu a sua gloriosa carreira como jogador e mais tarde uma interessante carreira como treinador.
Joaquim Valdemar Fortunato Antunes, jogador a quem o “Terceiro Anel” carinhosamente apelidou de “Quim das Tripas” devido à maneira como este fazia “das tripas coração” ao defender a gloriosa camisola do “Nosso Clube”, é o nosso primeiro entrevistado na rubrica “Eles Fizeram a Nossa Historia!”

Eles Fizeram a Nossa Historia!( EFNH) : Quim, fale nos um pouco sobre o seu inicio de carreira…
Quim das Tripas (QT) : Olhe, comecei a dar os primeiros passos como jogador nas camadas jovens da ADRC de Pomarelhos em 1971, tinha eu então 12 anos. Fiz a minha estreia com a camisola sénior da ADRC aos 18 anos, num jogo contra o Casal de Loivos. Nessa época (1976/1977) fiz mais 6 jogos (dois deles a titular) e marquei um golo, o meu primeiro golo como sénior….
No ano seguinte fui integrado no plantel sénior, embora tivesse idade ainda idade de júnior, e fiz 27 jogos marcando 6 golos, um deles frente ao eterno rival SC da Cumieira! Na época seguinte assinei o meu primeiro contrato profissional.
Eram bons tempos meu amigo, eram bons tempos! (suspiro)


EFNH: Como é que veio parar ao Salambios FC?
QT:Na época de 1978/1979, fiz um grande campeonato. Fiz 29 jogos e marquei 14 golos, para um jovem de 20 anos era muito bom! Em Junho de 1979 fui contactado por dirigentes do Salambios que se mostravam bastante interessados na minha contratação mas , os dirigentes do Pomarelhos mostraram-se irredutíveis nas negociações e eu tive de ficar. Em boa hora o fiz. No ano seguinte fiz uma época ainda melhor, 33 jogos, 21 golos e a ADRC sagrou-se Campeã! No fim dessa época o Salambios voltou à carga e desta vez conseguiu mesmo a minha contratação. Aos 22 anos vi concretizado o meu sonho de jogar num clube grande!

EFNH: Mas, segundo sabemos, a sua primeira época no “Nosso Clube” não lhe correu de feição…
QT: Sim, é verdade. Na primeira época que fiz no Salambios FC, fiz apenas 13 jogos marcando 4 golos. As lesões não me deixaram jogar mais. Fui submetido a uma operação cirúrgica ao joelho esquerdo e estive muito tempo parado. Durante esse tempo tive sempre o apoio incondicional dos adeptos “salambistas”, coisa de que nunca me esquecerei. Fui para eles e por eles que dei sempre o máximo dentro de campo. Fiz 14 épocas como jogador do Salambios FC e mais duas como treinador principal da equipa sénior, durante esses anos honrei sempre o glorioso emblema do clube, e demonstrei sempre lealdade a esta fantástica massa associativa!

EFNH: Fala dos adeptos do “Nosso Clube” com uma lágrima nos olhos. De onde vem esse amor todo por eles?
QT: Já alguma vez sentiu a emoção de ser aplaudido de pé? Suponho que não… Quantas vezes ouviu o estádio a gritar o seu nome? Nenhuma, por certo… Apenas e só quem já passou por momentos destes é que compreende o respeito e o carinho que eu tenho por este povo, que acompanha a equipa domingo a domingo, já desde o meu tempo! Eles são a alma deste clube e merecem que os jogadores lhes dêem alegrias!

EFNH: Quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira enquanto jogador?
QT: Guardo muitos bons momentos e alguns (poucos) maus momentos.
Como bons momentos, não posso esquecer o golo que marquei no derbi frente ao Sporting Clube da Cumieira. Também foi marcante o titulo conquistado ao serviço da ADRC de Pomarelhos. Mas nunca me irei esquecer do “tetra” conquistado ao serviço do Salambios FC (82/83 - 85/86)! Era uma equipa fantástica, que dominava o jogo quer em casa quer fora! Era um prazer jogar ao lado de jogadores como o Chico da Funerária, o Carlos Pato, o Tó Padeiro… Que equipa!
Como maus momentos apenas guardo dois: a onda de lesões em 80/81 [sua primeira época no Salambios FC] e o campeonato perdido na ultima jornada em 86/87, que acabou por ser vencido pela ADC de Gache. (com lágrimas nos olhos) Custa-me sempre muito falar desse campeonato… não só por ter sido perdido na ultima jornada, mas também porque éramos “tetra” campeões e nos anos seguintes fomos “tri” campeões! (87/88 – 89/90) Já viu bem? Podíamos ter vencido 8 campeonatos seguidos!

EFNH: No fim da época de 93/94, e com 35 anos decidiu retirar-se e foi convidado a treinar a equipa principal. Como foi essa experiência?
QT: (sorrisos) Foi muito boa! O publico deu-me todo o apoio necessário durante as duas épocas que treinei a equipa sénior da Salambios Futebol Clube, SAD. Se sai do comando técnico foi porque quis, uma vez que eu era mais adepto de que treinador, mas a vontade dos adeptos era que eu continuasse! Tive a oportunidade de treinar o actual presidente, Linares e ainda me sagrei campeão na segunda época! Foi sem duvida uma experiência única!

EFNH: Por falar em Sandro Linares… qual é a sua opinião acerca do actual presidente do “Nosso Clube”?
QT: Ele é um bom presidente! É o símbolo da mística “salambista”, vive o clube como ninguém! Sinceramente fiquei muito contente quando ele pegou outra vez no clube! A antiga gestão cometeu muitos erros e quase arruinou o clube. Acha admissível que um clube como o nosso seja obrigado a vender o estádio, o seu próprio estádio para saldar as dívidas? Eu acho inadmissível! Ainda bem que essa corja já foi banida do clube… o Linares devolveu a estabilidade financeira ao clube, muito por culpa da excelente cooperação que tem sido feita com o nosso principal patrocinador: O Barracão!.
A marca “Salambios” voltou a ser apeticivel a nível de mercado, e, a ultima polémica com as marcas de equipamentos é reflexo disso. À dois anos atrás era impensável que duas multinacionais como são a Adidas e a Nike disputassem nos tribunais a honra de vestir os nossos craques!

EFNH: Ainda bem que fala em craques… como vê o aparecimento de novos craques na equipa principal do Salambios FC, SAD?
QT: Vejo com muito orgulho! O aparecimento de jogadores como Ima, Vítor, Rafael, Sansao e Tiago, só demonstra que as camadas jovens do clube estão vivas! Também há que dar mérito ao actual treinador, o João Guedes, pelo excelente trabalho que tem vindo a efectuar!


EFNH: Já teve oportunidade de ver os equipamentos para a nova época?
QT: (risos) Sim, claro! Acho que são muito bonitos e parecem ser bastante confortáveis! Já encomendei uma camisola do equipamento principal a dizer “Quim” e com o meu número de sempre: o 11!

EFNH: Quer aproveitar para transmitir algo aos sócios e simpatizantes de “Nosso Clube”?
QT: Quero. Aproveito para dizer aos adeptos que continuem a apoiar incessantemente a nossa equipa, pois só assim é que vamos conseguir voltar a conquistar os títulos que o clube tanto merece. Aproveito também para dar o meu voto de confiança ao Presidente Sandro Linares, pois a dedicação com que trabalha todos os dias na sede do clube é característica de quem ama aquilo que faz!

Novos equipamentos apresentados.

“São modernos e confortáveis!’ foram estas as palavras proferidas pelo presidente do Salambios Futebol Clube, SAD durante a apresentação dos equipamentos para a nova temporada! “Vai ser assim vestidos que iremos atacar todas as competições” referiu ainda Sandro Linares.

De facto, os equipamentos parecem ter caído nas graças dos jogadores pois estes mostraram-se muito satisfeitos com a nova indumentaria.

João Rafael foi o jogador escolhido para apresentar o equipamento principal. Neste equipamento, o fornecedor do clube optou por inovar, as listas passaram de verticais para horizontais. Questionado sobre esta inovação, Rafael mostrou-se agradado e disse que “as novas leis do mercado obrigam a este tipo de mudanças mas o mais importante é que mantenham as cores de clube”.








Coube a Tiago Botelho a honra de apresentar o segundo equipamento.
Este equipamento retoma a tradição de os equipamentos secundários do clube serem brancos. Quim das tripas comentou que “ este equipamento faz-me lembrar os tempos do “tetra”! Quem sabe se isto não é um bom prenuncio para a época que se avizinha?”.“Esperamos que sim” comentou o bem disposto Tiago Botelho. Resta so dizer que este equipamento para alem de ser branco, tem os calções pretos e listas verticais cor-de-laranja.
O terceiro equipamento foi apresentado por Fábio Araújo. Este terceiro equipamento é uma variante do segundo, mudando apenas a cor da camisola, que passa de branca para negra. De resto, os calções e as listas laterais laranjas continuam lá. Fábio gostou do equipamento e disse que este era bastante confortável. Lembramos que já na época passada o Salambios Futebol Clube, SAD utilizou um equipamento negro como forma de protesto a organização. Os responsáveis do clube estão com ideias de tornar este equipamento, o equipamento oficial para os jogos da taça.




Em seguida foi apresentado o equipamento de guarda-redes. Sansão foi o jogador escolhido para a apresentação. De linha cor-de-laranja, este equipamento ira também ter variantes em verde, amarelo e ainda em azul.
Antigo guardião do Salambios FC, Chico da Funerária não poupou elogios ao novo equipamento dizendo que “é moderno e bonito”. Os calções brancos também parecem ter agradado aos adeptos.