Tuesday, January 22, 2008

Comunicado da Salambios Futebol Clube, SAD

A Salambios Futebol Clube, SAD vem por este meio comunicar que não tem qualquer intenção de contratar o futebolista do Futbol Club Barcelona, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, contrariando assim as caluniosas e infames noticias que a imprensa teima em divulgar e que dão como certa a transferência do referido jogador para o clube.



O Presidente
Fábio A. Araújo

Convocatória

Convocam-se todos os sócios com as cotas em dia (mês de Janeiro), a estarem presentes na Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 25 de Janeiro pelas 21.30 na sede da Salambios Futebol Clube, SAD. A Assembleia terá a seguinte ordem de trabalhos:

-Exposição e aprovação do relatório de contas referenta ao ano 2007,

-Outros assuntos de interesse do clube;


Se à hora marcada não estiverem presentes pelo menos 50% dos sócios do clube, a Assembleia Geral começará meia hora mais tarde (22.00) independentemente do número de sócios presentes.


O Presidente da Assembleia Geral
Manuel da Conceição Coutinho

Friday, January 11, 2008

Treino táctico matinal marcado pela ausência de Guedes

Devido à "intemperie" que se abateu sobre a cidade de Vila Real, o plantel do Salambios FC efectuou um treino mais virado para a vertente táctica, realizado no auditório principal do Estádio O Barracão. Esta sessão ficou marcada pela ausência do técnico João Guedes que por motivos pessoais teve autorização para falhar o treino de hoje. Também o defesa João Domingo foi dispensado do treino de hoje a fim de resolver um problema no seu passaporte.
Carlos Escaleira que vinha realizando trabalho de ginásio, juntou-se hoje ao restante plantel estando assim disponivel para dar o seu contributo à equipa.

Thursday, January 10, 2008

Eles Fizeram a Nossa História! (parte 2)

Aproveitando a presença de Chico da Funerária na festa de apresentação dos equipamentos, Sansão Gomes nosso guarda-redes e jornalista, teve a felicidade de lhe ser concedida uma entrevista.
Francisco Almirante dos Santos martins, nascido a 12 de Junho de 1952 cresceu nos campos e nas balizas do Glorioso SFC e brilhou junto a nomes como Jacinto, Quim das Tripas ou Carlos Pato.
Eles Fizeram a Nossa História(EFNH): Muito boa noite. Antes de mais nada esclareça os nossos leitores sobre a sua alcunha.
Chico da Funerária (CF): Boa noite. Gostaria em primeiro lugar de relaçar a capacidade organizativa da direcção do clube que permitiu uma gala desta envergadura que só dignifica o clube. Quanto à minha alcunha a história deu-se quando em ainda era infatil e o nosso campo era junto ao cemitério. A bola era constantemente enviada para o "Jardim das Tabuletas" e eu é que tinha de ir buscá-la. Como contactava de perto com as campas e por conseguinte com os mortos ficou o nome de Chico da Funerária que, se bem me lembro foi-me dado pelo Mister da Altura, o prof. Altino Linares.
EFNH: O senhor sempre jogou no SFC. O que é necessário para uma carreira assim?
CF: Para alguém que ama o clube desta forma tão intensamente é fácil e prestigioso. Só eu sei o que passei nos meus tempos de juvenil quando me lesionei e no entanto não deixei de ajudar esta instituição. Valeu a pena porque alguns anos depois, em 1970 passei para a equipa sénior e sempre fui titular. O meu primeiro jogo foi frente ao Vila Seca e nunca me esquecerei de ver o Terceiro Anel a aplaudir uma defesa que fiz nesse jogo.
EFNH:O que mais o marcou nas suas 20(!) temporadas de jogador(ndr:de 1970/1971 a 1990/1991)?
CF:Ora bem, a nível de pessoas, o prof. Altino Linares foi uma pessoa muito importante na minha evolução. Ele acompanhou a minha equipa desde infantis até juniores e sempre me deu apoio e as dicas certas de alguém que tinha as manhas todas do futebol. A nível de títulos, a Taça dos Campeões Europeus de 1973 foi fantástica. Imagine um miúdo de 20 anos a defender um penalti de um dos seus ídolos, Johan Cruyff e depois no final levantar a mais importante competição de clubes, que nunca mais se viria a repetir na história deste clube. Também a "Época Dourada" de 82 até 90 em que vencemos 7 campeonatos em 8 possíveis foi brilhante. Era fantástico ter no mesmo onze jogadores como o Quim (ndr: Quim das Tripas), o Carlos (ndr: Carlos Pato), o Tó (ndr: Tó Padeiro) e o Feliz (ndr: Felizmino Alcindo). Todas as equipas temiam a visita ao nosso palco onde também o público era fntástico.
EFNH: Mas o senhor, como capitão e fugura carismática que era também se envolveu em algumas polémicas, nomeadamente o caso de Sampedoria. Quere-nos esclarecer sobre o sucedido?
CF: Não foi nada de mais. Na época de 83/84 o Presidente (ndr: Dr. Fernando Ayres) estava apostado em trazer novamente a Taça dos Campeões Europeus para o Barracão e, inclusivamente, contratou nessa época o Frederico (ndr: defesa contratado ao Benfica), o Walsh (ndr: ponta de lança irlandês que estava no Porto) e o Roy (ndr: Roy Aitken, médio contratado ao Celtic). A equipa estava motivada e até estávamos a ir longe. Os adeptos estavam impacientes mas no jogo em Sampdoria as coisas correram mal. Tínhamos ganho cá por 2-0 e partimos para Itália confiantes com 500 adeptos atrás de nós. Para nosso azar o Mancini estava inspirado nessa noite e marcou 4 golos aos quais nós não respondemos. Apesar de eu não ter tido culpa nos golos dei a cara pelos jogadores e assumi as nossas responsabilidades. A partir daí tudo correu mal, começaram a surgir notícias falsas nos jornais sobre saídas nocturnas antes do jogo e eu era um dos visados. Sem medo e ainda em Itália, eu, o Quim e mais alguns chamámos os responsáveis por essas notícias e tivémos uma conversa. Apesar dos rumores sobre uma eventual cena de pancadaria, isso não foi verdade e nós e os jornalistas tivémos uma conversa civilizada.
EFNH: Depois de tantos anos, trocou as luvas pelo fato e gravata. Foi fácil essa mudança?
CF: Mentiria se dissesse que foi fácil abandonar os relvados mas eu percebi que era o momento ideal e que poderia ajudar o clube desempenhando outras funções. Deste modo sinto-me orgulhoso de ter uma vida completa ligada ao clube e sempre empenhado em colocar o Salambios no seu lugar!
EFNH: E é disso que precisámos! Quer falar um pouco do actual corpo directivo?
CF: O presidente Fábio é a pessoa indicada para tornar novamente o Salambios um colosso mundial. Confiou em mim para o departamento do futebol e vou tentar agora compor o que falhou nos últimos anos, a nossa política de contratações. Na Assembleia Geral temos o prof. Manuel Coutinho alguém com o perfil indicado para o cargo. Na área de marketing António Gouveia tem desempenhado um trabalho fantástico como se pode ver pela magnífica gala a que estamos a assistir.
EFNH:Para finalizar, o que lhe pareceram os novos equipamentos?
CF:Gostei bastante. Os técnicos da Adidas fizeram um óptimo trabalho e conseguiram combinar perfeitamente a tradição do nosso clube com a modernidade hoje exigida. Apreciei também o amarelo no equipamento de guarda redes pois o meu primeiro jogo sénior foi com um equipamento amarelo.

Apresentação dos equipamentos para a época 2008!

Foram milhares as pessoas que encheram O Barracão para presenciarem a apresentação dos novos equipamentos para a época que se avisinha. Confirmada a mudança de fornecedor, logo os adeptos do "Nosso Clube" ficaram ansiosos por vislumbrar os equipamentos que os seus craques irão utilizar durante o próximo campeonato.
A Cerimónia começou com um pequeno mas intenso discurso do novo presidente Fábio Araújo, cujo seu ponto mais alto foi a frase "Podem-nos tentar derrubar, mas o Salambios jamais perecerá aos pés dos seus rivais porque, tal como chapéus, também clubes há muitos, mas Salambios só há um!" Logo se seguiu um vibrante e emocionante aplauso, e o presidente deixou cair uma lágrima.
Após o discurso, subiu ao palco a cantora popular Ruth Marlene para intrepertar o eterno "Quanto Mais Tenho Mais Quero" que foi sublinhado por aplausos por todos os presentes, incluindo o carismático Quim das Tripas, que confessou "esta música deve servir de inspiração a todos os jogadores do clube, pois os adeptos quanto mais vencem, mais querem vencer!".


Terminado o momento musical, entrou em palco o capitão João Rafael vestindo o equipamento principal para a nova época. Zé Pato, antiga glória do Salambios FC, SAD, reparou logo que este novo modelo se assemelhava ao utilizado pelo clube na sua primeira época como salambista: "muito aprasível à vista este equipamento! Faz-me recordar a minha primeira época no clube!". O Equipamento conserva as cores tradicionais do clube, o encarnado e o branco, com maior destaque para o encarnado, que, como se pode ver na imagem, domina o equipamento principal.


Apresentado o equipamento principal, foi a vez de o duo romântico mais famoso da Timpeira subir ao palco. Dinis & Eva Rodrigues encantaram os presentes com o tema "Ó Dinis Toca o Bicho!". Durante a execução deste verdadeiro clássico da música popular vilarrealense foi possivel ver alguns directores do Salambios FC, SAD a dançarem, nomeadamente o vice-presidente para o futebol, Xico da Funerária e o presidente da Assembleia Geral, Manuel Coutinho.


A animação continuou, e quando a ex-glória do Salambios FC, Vitor Galáctico desfilou no palco envergando o segundo equipamento, logo o entusiasmo tomou conta das adeptas denominadas de "pitas", o que fez com que um coro de gritos estéricos entuasse pelo salão nobre d'O Barracão.
Este equipamento é semelhante ao principal, invertendo apenas a cor dominante (de encarnado para o branco). Em entervista ao blogue, o ex-presidente Sandro Linares proferiu um iluminado "Este cara de cú [Vitor] tem sempre uma sorte do c******!".


Vitor desceu do palco para distribuir autógrafos às suas (muito) jovens fãs, e logo os romenos Ozone deram espetáculo interpretanto o "Dragostea Din Tea".

Terminada a épica canção, Sansão Gomes desfilou com o equipamento de Guarda-Redes. Ao que conseguimos apurar, o próprio Sansão Gomes participou activamente na elaboração do referido equipamento, viajando prepositadamente à Alemanha para se reunir com os designers da Adidas. A maior particularidade deste equipamento é o facto de ser também patrocinado pela cadeia de Centros Comerciais Dolce Vita, pertencente ao Grupo Amorim.


De seguida entrou em acção Leonel Nunes que interpretou o mundialmente conhecido "Mestre da Culinária", obra do mítico Quim Barreiros. Quando ía abandonar o palco, Leonel Nunes tropeçou num garrafão de 5 ltr que estava junto a uma coluna de som. Leonel Nunes ficou visivelmente zangado, não por ter caído mas sim por ter vertido todo o néctar de Baco. "E agora o que bêbo, àgua??"

Ultrapassado este contratempo, foi a vez de entrar em palco o treinador João Guedes vestindo o equipamento de treino. João Guedes aproveitou para dizer que "os adeptos vão ter de ser pacientes para com os jovens jogadores que compõem o plantel, pois eles necessitarão de tempo para amadurecer.".




A cerimónia acabou com a actuação dos Buraca Som Sistema, que aproveitaram para lançar o seu novo album.

Wednesday, January 9, 2008

Salambios anuncia novo fornecedor de equipamentos

Foi anunciada esta tarde, que a empresa alemã de equipamentos desportivos Adidas irá vestir os nossos craques nos próximos dois anos.
Fábio Araújo, presidente da Salambios FC, SAD e Herbert Hainer, presidente da Adidas, celebraram efusivamente a assinatura do contrato. Herbert Hainer disse ao nosso blogue que "é uma honra ter a oportunidade de vestir um clube tão ilustre e conceituado mundialmente como é o Salambios FC, SAD".
Os valores do contrato não foram revelados mas, certamente estaremos a falar de um contrato milionário, pois a marca "Salambios" tem cada vez mais valor no mercado internacional.
Amanha terá lugar n'O Barracão a cerimónia de apresentação dos novos equipamentos que contará com apresença de artistas de renome nacional e internacional. Leonel Nunes, Dinis & Eva Rodrigues, Ozone, Buraca Som Sistema e muitos outros, irão animar os sócios e simpatizantes que queiram marcar presença naquela que já á considerada de cerimónia do ano!

Tuesday, January 8, 2008

Salambios regressa ao trabalho sem... caras novas

Foi sem caras novas que o plantel do Salambios Futebol Clube, SAD regressou ao trabalho após as tradicionais férias Natalícias. O Primeiro a entrar no Centro de Estágios do Alves Roçadas foi o guardião Sansão Gomes, logo seguido do "capitão" João Rafael.
Ao longo dos trabalhos matinais foi possivel vislumbrar que alguns dos jogadores do "Nosso Clube" cometeram excessos durante as férias, nomeadamente Sansão Gomes, Tiago Botelho e João Domingo, jogadores aos quais serão aplicados métodos para queimarem o mais rápidamente possivel as calorias em excesso.
Neste primeiro dia, há que registar a tremenda "fome de bola" dos jogadores salambistas, bem como a competitividade evidente em todos os lances desputados durante a animada peladinha.