Foram milhares as pessoas que encheram O Barracão para presenciarem a apresentação dos novos equipamentos para a época que se avisinha. Confirmada a mudança de fornecedor, logo os adeptos do "Nosso Clube" ficaram ansiosos por vislumbrar os equipamentos que os seus craques irão utilizar durante o próximo campeonato.
A Cerimónia começou com um pequeno mas intenso discurso do novo presidente Fábio Araújo, cujo seu ponto mais alto foi a frase "Podem-nos tentar derrubar, mas o Salambios jamais perecerá aos pés dos seus rivais porque, tal como chapéus, também clubes há muitos, mas Salambios só há um!" Logo se seguiu um vibrante e emocionante aplauso, e o presidente deixou cair uma lágrima.
Após o discurso, subiu ao palco a cantora popular Ruth Marlene para intrepertar o eterno "Quanto Mais Tenho Mais Quero" que foi sublinhado por aplausos por todos os presentes, incluindo o carismático Quim das Tripas, que confessou "esta música deve servir de inspiração a todos os jogadores do clube, pois os adeptos quanto mais vencem, mais querem vencer!".

Terminado o momento musical, entrou em palco o capitão João Rafael vestindo o equipamento principal para a nova época. Zé Pato, antiga glória do Salambios FC, SAD, reparou logo que este novo modelo se assemelhava ao utilizado pelo clube na sua primeira época como salambista: "muito aprasível à vista este equipamento! Faz-me recordar a minha primeira época no clube!". O Equipamento conserva as cores tradicionais do clube, o encarnado e o branco, com maior destaque para o encarnado, que, como se pode ver na imagem, domina o equipamento principal.
Apresentado o equipamento principal, foi a vez de o duo romântico mais famoso da Timpeira subir ao palco. Dinis & Eva Rodrigues encantaram os presentes com o tema "Ó Dinis Toca o Bicho!". Durante a execução deste verdadeiro clássico da música popular vilarrealense foi possivel ver alguns directores do Salambios FC, SAD a dançarem, nomeadamente o vice-presidente para o futebol, Xico da Funerária e o presidente da Assembleia Geral, Manuel Coutinho.

A animação continuou, e quando a ex-glória do Salambios FC, Vitor Galáctico desfilou no palco envergando o segundo equipamento, logo o entusiasmo tomou conta das adeptas denominadas de "pitas", o que fez com que um coro de gritos estéricos entuasse pelo salão nobre d'O Barracão.
Este equipamento é semelhante ao principal, invertendo apenas a cor dominante (de encarnado para o branco). Em entervista ao blogue, o ex-presidente Sandro Linares proferiu um iluminado "Este cara de cú [Vitor] tem sempre uma sorte do c******!".
Vitor desceu do palco para distribuir autógrafos às suas (muito) jovens fãs, e logo os romenos Ozone deram espetáculo interpretanto o "Dragostea Din Tea".

Terminada a épica canção, Sansão Gomes desfilou com o equipamento de Guarda-Redes. Ao que conseguimos apurar, o próprio Sansão Gomes participou activamente na elaboração do referido equipamento, viajando prepositadamente à Alemanha para se reunir com os designers da Adidas. A maior particularidade deste equipamento é o facto de ser também patrocinado pela cadeia de Centros Comerciais Dolce Vita, pertencente ao Grupo Amorim.
De seguida entrou em acção Leonel Nunes que interpretou o mundialmente conhecido "Mestre da Culinária", obra do mítico Quim Barreiros. Quando ía abandonar o palco, Leonel Nunes tropeçou num garrafão de 5 ltr que estava junto a uma coluna de som. Leonel Nunes ficou visivelmente zangado, não por ter caído mas sim por ter vertido todo o néctar de Baco. "E agora o que bêbo, àgua??"

Ultrapassado este contratempo, foi a vez de entrar em palco o treinador João Guedes vestindo o equipamento de treino. João Guedes aproveitou para dizer que "os adeptos vão ter de ser pacientes para com os jovens jogadores que compõem o plantel, pois eles necessitarão de tempo para amadurecer.".
A cerimónia acabou com a actuação dos Buraca Som Sistema, que aproveitaram para lançar o seu novo album.